top of page
Buscar

Expocentro terá maior usina solar em telhado de Santa Catarina

Com investimento de cerca de 5 milhões a usina irá gerar 2,5 MW




A energia solar é a 2ª maior fonte de energia no Brasil, ultrapassou a fonte eólica (gerada pela força do vento), com 17,4% de participação na matriz energética do país. O Brasil é o 6º maior produtor de energia solar do mundo, ficando atrás apenas da China, Estado Unidos, Japão, Alemanha e Índia segundo dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

 

Ainda de acordo com dados da Associação, o Brasil tem cerca de 500 mil usinas de energia solar instaladas, na grande maioria no Nordeste e Minas Gerais. Mas agora Santa Catarina irá ganhar outra grande geradora de energia limpa, o Expocentro Balneário Camboriú acaba de assinar o contrato para a construção da maior usina em telhado do estado. “É um marco para o setor de energia renovável. Com esta obra, reafirmamos nossa preocupação e compromisso com o meio ambiente. Esta é mais uma iniciativa que temos em busca da sustentabilidade e do Selo Verde”, afirma Djalma Berger, gestor do Expocentro.

 

Serão instalados 4 mil painéis solares, ocupando 25 mil metros quadrados de telhado, com uma capacidade de 2,75 MW, o equivalente para abastecer cerca de mil residências. A obra será dividida em duas etapas, na primeira serão instalados 1080 painéis solares, que irão gerar 0,75 MW e na segunda etapa 2.920 painéis solares, que irão gerar 2 MW.

 

O investimento total da obra será de 5 milhões, com um retorno do investimento em até 5 anos. Nesta primeira etapa, o projeto irá suprir a demanda atual do Expocentro.

 

Sustentabilidade

Na construção do Expocentro foram usados equipamentos que reduzem o consumo de energia, com iluminação em LED, captação e reuso de águas da chuva e uso de dispositivos que reduzem o consumo de água. Com este projeto, o Expocentro Balneário Camboriú torna-se uma das empresas catarinenses líderes em capacidade instalada de energia limpa.




13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page